UM INSETO PARECIDO COM O BARBEIRO QUE NÃO CAUSA DOENÇAS, O PERCEVEJO-PREDADOR.

Percevejo-predador (heza sp), hemíptero




Heza sp. (Reduviidae: Harpactorinae), predador benéfico com mais de dez espécies diferentes no Brasil. Os quatro espinhos o torna bem distinto de um barbeiro. Este é um percevejo, ele é um inseto benéfico que, vivo, pode parecer um barbeiro quando entrar em casa, de modo que é bom coletar o bicho vivo e soltá-lo fora, tomando cuidado com manuseio, por que pode picar e vai doer, mas não transmite doenças.


















6 comentários:

  1. Fui picado por um desses. Senti o ferrão entrando peofundo. Doe um pouco menps intenso que ferrada de marimbondo.fica inchado no local do tamanho de uma moeda de um real, cossa e esse inchaço dura de dois a três dias. Depois que o inchaço some para de cossar.

    ResponderExcluir
  2. Surgiu um aqui por Santiago RS, um amigo ajudou a identificá-lo ..
    "bichinho!" de dolorida presença.

    ResponderExcluir
  3. Um desse acabou de me picar, estava dormindo e picou as minhas costas 2x. A dor é insuportável.

    ResponderExcluir
  4. Acabou de aparecer um desse aqui na minha casa mais graças adeus consegui matar

    ResponderExcluir
  5. Me picou essa disgraça kkkk coça pra mais de metro kkkk

    ResponderExcluir
  6. Meu primo foi picar trabalhando em uma plantação de coco aqui no Ceará, fique feliz em pesquisar aqui e descobri que não causa doença como o barbeiro, mas é vero que dói muito na hora segundo ele.

    ResponderExcluir