FUNGOS: GUARDA-SOL AMARELO (LEUCOCOPRINUS BIRNBAUMII)

Leucocoprinus birnbaumii


É uma espécie de cogumelo minguado na família Agaricaceae. É comum nos trópicos e subtropicais, mas em regiões temperadas ocorre freqüentemente em estufas e vasos de flores, daí seus nomes comuns de parasol e plantpot dapperling. Os corpos de frutas são venenosos, se consumidos. Como todas as espécies de Leucocoprinus, L. birnbaumii é um saprófito, que vive em matéria de plantas muito decompostas (húmus ou composto). O fungo é comum em todo os trópicos e subtropicais, estendendo-se em partes mais quentes das zonas temperadas. Raramente, aparece em áreas mais frescas, os corpos de frutas foram gravados no extremo norte da Inglaterra, mas estes parecem ser introduções temporárias. Nessas áreas (como a América do Norte, a Europa e a Austrália), é mais comum encontrar em estufas e vasos de plantas do que na natureza.








29 comentários:

  1. Tá, é aí, num vaso dentro de casa, arranca ou deixa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso de vasos dentro de casa se não houver animais e crianças não há problemas em deixar, por outro lado é bom que seja removido cuidadosamente, pois a remoção não afetará sua planta.

      Excluir
    2. Se encostar-se é rapidamente lavar a mão causa algum efeito colateral

      Excluir
  2. EU tenho uma dúvida. Um para-sol amarelo surgiu no meu vaso de mangueira, mas eu gostaria de mante-lo, existe alguma metodologia especifica para manter o cogumelo saudável?

    ResponderExcluir
  3. Os cogumelos se desenvolvem em áreas com muita matéria orgânica, geralmente desaparecem com alguns dias sob o sol. Para o jardim, o cogumelo não faz mal algum, o fungo “filtra” a matéria orgânica para a absorção das plantas, se apareceu no seu gramado, é porque o espaço está bem nutrido, para mantê-lo continue com a boa fertilidade da terra. Os cogumelos não fazem mal ao jardim, mas são muito venenosos. Se tiver crianças ou animais em casa, o melhor é arrancá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toquei um sem querer e lavei a mão logo depois tem algum problema

      Excluir
    2. Lavar as mãos muito bem logo em seguida está ok.

      Excluir
  4. Apareceu um parecido no meu vaso de rosa do deserto, é normal isso? Devo retirar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o cogumelo não faz mal algum, exceto para os animais e crianças, o fungo “filtra” a matéria orgânica para a absorção das plantas, se apareceu no seu vaso é porque o espaço está bem nutrido.

      Excluir
    2. O meu foi na rosa do deserto tbm kk

      Excluir
  5. Descobri recentemente este fungo no meu canteiro de trevos que utilizo para comer em saladas. Ha algum problema deixa-los por perto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você usa o trevo em saladas é melhor remover o Leucocoprinus do solo com cuidado e descartá-lo no lixo para que nenhum animal ou criança tenha o risco de ingerir.Para impedir que os cogumelos cresçam novamente, conte com um fertilizante rico em nitrogênio.

      Excluir
  6. Apareceu no meu banheiro na parede pois o hidráulico tapou a parede do banheiro com cimento e por incrível que pareça acabou nascendo atrás do plástico no box aonde tem o registro chuveiro na parede essa planta é perigosa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas venenosa se ingerida, remova-o com luvas e descarte-a em um saquinho amarrado e jogue no lixo com tampa.

      Excluir
  7. Bom dia !
    Segunda feira limpamos os vasos aqui de casa tiramos os matos que nascem,hoje de manhã fui olhar na sacada é tinha uns 5 desses guarda sol!
    E li que eram venenosos, tenho cães quando fui tirar pareciam soltos e grandes e normal ser assim !!!? Grato

    ResponderExcluir
  8. Meu cachorro comeu oq vai acontecer com ele oq preciso fazer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegue o cogumelo com uma luva e coloque em um vidro e leve junto com seu cachorro se ele ingeriu a planta,procure imediatamente um veterinário, independentemente da gravidade dos sintomas.

      Excluir
  9. Ontem tirei foto de três parecidas com essa, estava no nosso vaso q estava no outra pastinha. E a noite elas abriram e ficaram mais lindas. Hoje murcharam.Vou postar no meu Instagram as fotos q tirei do meu celular se venham conferir rosangela_melo_ As fotos da Leucocoprinus birnbaumii .

    ResponderExcluir
  10. O meu nasceu na pata de elefante! Fiquei feliz e admirada com a beleza desse cogumelo! Acharam moradia, não irei retira-lo

    ResponderExcluir
  11. Apareceu 2 dentro da minha casa moro no RJ

    ResponderExcluir
  12. É nosso o para as plantas e o que devo fazer?.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite
    Apareceu um cogumelo amarelo na minha Coroa de frade. O que faço ?

    ResponderExcluir
  14. Nasceu um no banheiro no buraco do piso

    ResponderExcluir
  15. Olá hoje tive a oportunidade de apreciar o Leucocoprinus na minha residência logo já vim aqui para saber mais sobre ele gratidão por tudo Deus abençoe grandemente 🙏🙌

    ResponderExcluir
  16. Olá! Gostaria de criar um cogumelo desse tipo, alguma recomendação ou dica de como cuidar?

    ResponderExcluir
  17. O meu apareceu na rosa do deserto

    ResponderExcluir
  18. Aqui, RJ, apareceu no meu vaso de espadas de Santa Rita que fica na minha varanda.

    ResponderExcluir
  19. Vi 3 destes agora no meu quintal, minha coelha cheirou e saiu de perto, meu cachorro fez o mesmo. Provavelmente já sabem do perigo

    ResponderExcluir